"E agora, qual curso escolher?" é uma coluna do blog Um Diário Quase Normal que a cada edição traz informações e uma entrevista exclusiva com algum estudante de determinado curso de faculdade com a intenção de ajudar a definir qual o curso ideal para você.
Depois de MEDICINA VETERINÁRIA, NUTRIÇÃO, BIOMEDICINA, ENFERMAGEM, JORNALISMO e ARQUITETURA E URBANISMO (se você perdeu, clique nos nomes para ler), agora é a vez de tirar as dúvidas daqueles estudantes que estão querendo cursar Fonoaudiologia. Vamos lá?!
É a ciência que se ocupa da prevenção, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral, da leitura e da escrita. O fonoaudiólogo trata de deficiências de fala, audição, voz, escrita ou leitura. Pode atuar em parceria com outros profissionais, como fisioterapeutas e psicólogos. Com dentistas, trata de males que podem causar ou agravar problemas ortodônticos. Trabalha em clínicas, consultórios, escolas, hospitais e emissoras de televisão, auxiliando atores e apresentadores na postura da voz.
Fonte: Guia do Estudante.
A entrevistada foi a Luizza Beatriz, estudante do 5º período, pesquisadora na área de voz, Iniciação Científica e voluntária no Ambulatório de Disfagia orofaríngea da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande.
1 – A escolha do curso da faculdade nem sempre é uma tarefa fácil. Nos conte um pouco de como foi e quando você conseguiu definir que Fonoaudiologia seria o curso ideal para ti?
"Assim como acontece com muitos, a escolha do curso não foi tão simples mas foi especial... A princípio não conhecia o curso e nem o que estudava a Fonoaudiologia, mas durante a Mostra de Profissões da UFRN no ano de 2013 tive a oportunidade de conhecer o curso, as áreas de atuação e os benefícios que a fonoaudiologia traz para a saúde humana, desde o nascimento até a terceira idade. Foi então, através dessa Mostra que ocorre todos os anos na Universidade, que conheci a Fonoaudiologia e tive a certeza de que era essa a profissão que eu queria exercer durante toda a minha vida. Foi amor à primeira vista (rsrsrs)!"
2 – O que mais te motivou na escolha desse curso?
"Vários motivos me levaram à escolha desse curso... O fato de ser um curso novo, promissor e ligado ao bem-estar humano aumentou ainda mais o meu desejo de cursá-lo. E ao contrário do que muitos pensam, o fonoaudiólogo não trabalha somente com a audição, a sua atuação é bastante abrangente e engloba também os cuidados com a voz, com a linguagem oral e escrita, com a deglutição, com a saúde coletiva e com a motricidade orofacial, o que permite ao profissional atuar de maneira diversificada, contribuindo para o bem-estar biopsicossocial do indivíduo."
3 – Até o momento, alguma matéria te chamou muita atenção? Por quê?
"Nesse universo que é a fonoaudiologia é impossível citar somente uma. Mas desde o início do curso me identifiquei com algumas disciplinas aplicadas, como: “Otorrinolaringologia”, “Neurologia” e a “Odontologia”. Em relação às disciplinas específicas do curso, gosto de todas porém a que me chama mais a atenção é a de “Patologias da Voz”, devido a importância de se conhecer a anatomia e a fisiologia vocal para que haja uma boa atuação terapêutica."
4 – Já passou por algum momento na faculdade em que você pensou em jogar tudo pro ar e desistir de tudo? Se sim, porquê?
"Esses momentos são normais na vida de qualquer estudante que, assim como eu, teve que sair de casa muito cedo para ir em busca dos seus sonhos. Nunca pensei em desistir, mas já passei por muitos momentos difíceis, que foram mais complicados pelo fato de estar longe dos meus pais. Creio que essa distância é a parte mais complicada de toda a caminhada, mas quando há foco na vitória, surgem forças que nos levam até o fim!"
5 – Quais são suas principais metas profissionais após concluir o curso?
"Vários são os planos, várias são as dúvidas também... Após a conclusão do curso penso em ingressar na Residência Multiprofissional em busca de uma maior experiência prática na fonoaudiologia. Sempre tive muito desejo de atuar na parte clínica, mas também desejo seguir carreira docente.. Então, Mestrado e Doutorado também estão nos planos!"
6 – Por último, poderia deixar uma mensagem para os nossos leitores? Vai que alguém que esteja lendo, estava em dúvida e definiu que fonoaudiologia seria o curso ideal com a sua ajuda!
"Eu costumo dizer que só se conhece a fundo o universo da Fonoaudiologia quando se inicia o curso. A cada semestre que passa, a paixão aumenta junto ao desejo de proporcionar o bem-estar ao próximo. A fonoaudiologia proporciona felicidades... A felicidade de uma mãe que nunca ouviu um "eu te amo" do seu filho, a felicidade de comunicar-se, alimentar-se, entender e se fazer entendido, de ser independente... De ser e de fazer alguém feliz! A fonoaudiologia é a profissão do futuro, sem dúvidas."
Obs: Essa entrevista foi muito especial para mim também, pois é o curso que escolhi fazer. <3
Quero agradecer a Luizza Beatriz por ter aceito o convite e ter ajudado a coluna, muito obrigado. E espero que esse post tenha ajudado os leitores que tem Fonoaudiologia em suas opções. Ah, na próxima edição é a vez de ENGENHARIA BIÓMEDICA. Aguardem!