De uma coisa eu tenho certeza, não foi nada fácil escolher qual graduação cursaria pois sempre fui muito indeciso e quando as pessoas me perguntavam: “Kennedy, o que você ser quando crescer?” Eu tinha uma lista enorme para não esquecer de nenhuma das milhares de profissões que eu desejava fazer. 

Com o tempo novas opções entravam e outras saiam até que cheguei ao último ano do ensino médio prestes a entrar no ensino superior eu precisava chegar a uma conclusão. Então depois de muitas pesquisas, testes vocacionais e perguntas a universitários, decidi que o curso ideal para mim seria Fonoaudiologia, justamente por juntar duas coisas que gosto: ajudar ao próximo e comunicação. 

Logo quando decidi que iria cursar FONO foi um pouco complicado e na verdade ainda é, pois quando as pessoas perguntam o que estou cursando e respondo, algumas falam: "- Tem certeza que você quer isso? Nem dá tanto dinheiro assim...", eu paro três segundos e respondo algo que a vida se encarregou de me ensinar: Olha, um bom profissional vai ser bem sucedido financeiramente em qualquer que seja a área, o importante é gostar do que se faz e buscar sempre melhorar, pois dinheiro não vai cair do céu em nenhuma profissão, estou realizado cursando isso e não me arrependo de jeito nenhum. 

Ei, você aí, você mesmo que está lendo isso. Você já passou por isso? Se sim, siga em frente e enfrente, faça aquilo que realmente deseja cursar e não se importe com o que as pessoas vão dizer,  pois sempre vai ter alguém pra falar da área e principalmente do salário, alguns vão dizer que você não é capaz e vão querer te desestimular, mas faça por que você quer, faça por uma coisa muito simples mas essencial, faça por AMOR!

Digo isso por experiência própria, atualmente estou apenas no começo da minha graduação e ainda sem as matérias específicas, porém a cada dia que passa me encanto mais e acredito que Fonoaudiologia é realmente a resposta daquela complexa pergunta de infância: “Kennedy, o que você quer ser quando crescer?”. <3

- Relato de um estudante que já passou por poucas e boas por causa da escolha do seu curso, mas que decidiu persistir e não ligar para o que as pessoas lhe diziam. 

27 Comentários

  1. Sempre tive certeza de que queria estudar medicina, quando era mais nova queria ser obstetra , com o passar dos anos decidi ser Pediatra(sempre na área da saúde haha) e agora estou no Segundão e tenho uma dúvida enorme entre Publicidade ou Medicina :/ muiii dificil :(

    Amei seu blog, Seguindo!
    Beijooos!
    Te espero em meu blog,
    www.quasedelicadaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é nada fácil escolher, mas continua pesquisando que na hora certa você vai conseguir definir o que de fato quer seguir. Será um momento único, haha. Acredita que também já pensei muito, muito mesmo em fazer publicidade? Mas a fonoaudiologia falou mais alto! Boa sorte, Emanuelle. Volta sempre, tá? Obrigado! <3

      Excluir
  2. Amei eu post! ♥
    Eu até hoje fico em dúvida do que quero ser realmente. Hoje em dia estou em dúvida entre fazer alguma faculdade ou curso de blogueira para continuar seguindo esse ramo, ou fazer uma faculdade de designer gráfico. Mas acho que fico com a primeira mesmo! ♥
    Amei seu blog príncipe!

    http://www.blogdakah.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei tão happy por ter gostado, sério! Olha, pensa bem e faz aquilo que você realmente desejar, não liga para o que os outros dizem, sempre tem alguém pra falar mal. <3

      Excluir
  3. Eu nunca tive certeza de nada, estava sempre fazendo teste vocacional e mesmo assim, numa dúvida eterna. Me apaixonei por psicologia, comecei a cursar Serviço Social e cancelei agora no segundo semestre. É ruim parar, todo mundo te olha torto. Mas não era o que eu queria e não me incomodo com olhares. Temos que seguir nossos sonhos e depois de tudo isso eu já descobri o meu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, se não tá gostado o melhor é parar mesmo. Torço muito que consiga realizar seus sonhos!

      Beijos, Isabelle.

      Excluir
  4. Eu nunca tive certeza de nada, estava sempre fazendo teste vocacional e mesmo assim, numa dúvida eterna. Me apaixonei por psicologia, comecei a cursar Serviço Social e cancelei agora no segundo semestre. É ruim parar, todo mundo te olha torto. Mas não era o que eu queria e não me incomodo com olhares. Temos que seguir nossos sonhos e depois de tudo isso eu já descobri o meu.

    ResponderExcluir
  5. Foi meio dificil para mim escolher ao certo o que fazer... que faculdade fazer... qual profissão seguir, mas quando agente sabe o que ama fica mais fácil! Amo escrever, amo fazer redação, além do Blog que também me ajudou a escolher a faculdade que irei começar ano que vem ^^
    "Jornalismo" <3 quem sabe não ser diretora chef de uma revista famosa por ai em... rsrs
    O importante é pensar alto! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensar alto já é meio caminho andado, haha. Agora foca e vai fundo! Toda sorte do mundo, Leka. ;)

      Excluir
  6. Nunca tive problema do que queria ser quando crescer. Minha tia me perguntou "o que eu queria ser quando crescer" -eu tinha 5 anos, nem sabia o que era- e eu respondi "Juizá!". E desde então fui cada vez mais tendo certeza que quero fazer direito. Porém, não quero parar em apenas uma graduação, ao longo dos anos quero fazer outras, mas meu amor é direito ♥♥♥♥
    Agora, essa questão de "Isso não dá dinheiro!", me irrita muito! É como você falou, a gente tem que fazer por amor, e não por dinheiro! Amei o post, achei legal falar sobre isso ♥♥ E fico feliz que tenha encontrado a sua vocação!
    Beijão, Kennedy!

    http://1momentoqualquer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sorte hein, Sara? É tão bom descobrir aquilo que realmente desejamos fazer. Já sinto que será uma ótima juíza, boa sorte viu? Bjbj. *-*

      Excluir
  7. Tou no 2° ano ainda um pouco indecisa também mas provavelmente vou querer jornalismo. Mas até lá posso mudar novamente.

    Minhadoceangelita.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que já tem algo em mente, haha. Mas na hora certa o seu coração vai falar: "Luiza, siga isso!" e você vai junto. Confesso que é uma das melhores sensações do mundo, me sinto realizado!

      Excluir
  8. Entendo seu texto! As pessoas têm que fazer o que gostam e acho super válido quando uma pessoa desiste de prosseguir com tal curso por não se identificar. Tenho pena de pessoas que largam seus sonhos ou entram em algum curso sem amor, só pelo o que os outros dizem que "dá futuro". Realmente, a formação em si não significa muita coisa, porque o que significa é o seu diferencial, a sua capacidade, o seu potencial, as suas atitudes, as suas qualidades e o que te faz ser não apenas um profissional, mas O profissional e tudo isso é muito mais fácil quando se faz o que se gosta. Eu sempre gostei muito de Biologia, estou cursando Ciências Biológicas e não me arrependo na verdade, só que meu curso é pra formar professores e não me vejo como uma. Assim, eu posso até ser, mas de forma "tapeada" sabe, sem me sentir que aquilo é o meu lugar de fato. Fico chateada porque quando mexo com Webdesign e Design Gráfico me sinto como se eu fosse expert, dou o melhor de mim, tudo flui bem, eu sinto que estou a todo tempo raciocinando e sendo útil para as pessoas. Só que a gente passa tanto tempo associando atividades assim como um hobbie, um talento a mais, que não valorizamos que mexer com Internet, e outros programas, também é uma profissão. Mas estou me encaminhando.
    Beijos!

    www.juhlihipy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário foi um dos mais sinceros que já li aqui no blog, de fato a formação não é o mais importante, e sim aquilo que temos de diferencial. Desejo toda sorte do mundo pra ti, e espero que você consiga futuramente estar realizada naquilo que estará trabalhando!

      Beijos! <3

      Excluir
  9. Concordo plenamente com vc... Eu no inicio achei que meu curso era por amor, pois havia escolhido desde os 15 anos, ao entrar na faculdade vi que nao era o que eu queria... Mas como não tenho nd em mente q eu prefira fazer, sigo nesse, falta apenas um ano e odeio ter q pisar na faculdade, mas fazer o que... Bom, fico feliz que fez boa escolha, sucesso na carreira! Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own Iarima, nada mais chato do que ir "a força" para a faculdade, tudo acaba ficando mais difícil. Mas olha, nem tudo está perdido, somos tão jovens e sei que futuramente você vai está feliz e realizada fazendo aquilo que gosta!

      Excluir
  10. Escolher a profissão não é tarefa fácil, mas com certeza quando fazemos o que amamos é muito recompensador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E digo por experiência própria, fazer aquilo que amamos é uma das melhores sensações do mundo! <3

      Excluir
  11. Kennedy é assim mesmo, uma dúvida cruel a escolher o curso a seguir, afinal só saberemos se iremos gostar no dia a dia, principalmente na prática e geralmente a prática acontece já no final do curso. Eu tive o privilégio de entrar numa faculdade em que nem sabia o que era, o curso era o primeiro vestibular e então, cai de gaiato na enfermagem, por minha sorte foi numa época em que era super-hiper valorizada. Sucessos e é isto ai, o bom profissional ganha dinheiro suficiente. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sorte, hein Ana Paula? Haha! Muito obrigado.

      Abraços! =)

      Excluir
  12. Oie, tudo bem :) Não é nada fácil escolher uma profissão para o resto de nossas vidas. No entanto, quando entramos na faculdade, ou saímos do colegial, não temos o conhecimento ou experiência para decidir. Mas a vida é assim, precisamos experimentar, trocar experiências, conhecer a nós mesmos, só assim seremos capazes de tomar uma decisão assertiva. Eu faço Administração, estou quase me formando, mas antes cursava Ciência da Computação, mas descobri que não era minha área rs Beijos, Érika <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo sim! A vida é uma caixinha de surpresas, né? Fico Feliz por ter descoberto que não era aquilo que você queria e conseguiu mudar. Boa sorte e sucesso!

      Beijos! =)

      Excluir
  13. De fato essas escolhas realmente são bem complicadas e a grande verdade é que maioria das pessoas são obrigadas por uma questão de sobrevivência nessa sociedade capitalista a cursar algo que seja mais rentável financeiramente mas que nem sempre condiz com suas expectativas. Concordo com sua fala quando diz que " um bom profissional vai ser bem sucedido financeiramente em qualquer que seja a área". Parabéns pelo post, adorei!

    ResponderExcluir
  14. Quero fazer Jornalismo que é mal vista por muitas pessoas e não é necessário faculdade ou diploma para exercer, então escuto muito esse tipo de coisa e já, quase me deixei levar pela opinião dos outros sobre o que eu deveria fazer.

    ResponderExcluir