"E agora, qual curso escolher?" é uma coluna do blog Um Diário Quase Normal que a cada edição traz informações e uma entrevista exclusiva com algum estudante de determinado curso de faculdade com a intenção de ajudar a definir qual o curso ideal para você.

Depois de MEDICINA VETERINÁRIANUTRIÇÃO e BIOMEDICINA (se você perdeu, clique nos nomes para ler), agora é a vez de tirar as dúvidas daqueles estudantes estão querendo cursar Enfermagem. Vamos lá?!

  

O enfermeiro se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas, trabalhando em parceria com outros profissionais - médicos, nutricionistas e psicólogos, por exemplo. Este profissional é indispensável em hospitais, trabalha em clínicas e presta atendimento domiciliar.

                                                                          Fonte: Guia do Estudante.

A entrevistada foi a Rayssa Trigueiro, estudante do 8º período da Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande.


 1 – A escolha do curso da faculdade nem sempre é uma tarefa fácil. Nos conte um pouco de como foi e quando você conseguiu definir que Enfermagem seria o curso ideal para ti? 

A escolha não foi tão difícil, sempre me identifiquei bastante com cursos na área de saúde, pra mim, são os cursos mais lindos que existem. Pesquisei sobre alguns cursos, vi a grade curricular, li depoimentos de pessoas, e, apesar de também me identificar com outras áreas, a enfermagem falou mais alto; ingressei na faculdade com o pé atrás, com um pouco de receio do desconhecido, do que estaria por vir. Mas, por fim, não demorou pra que eu me apaixonasse pelo curso, entendesse a essência que o envolve e saber que seria o ideal pra mim. 

– O que mais te motivou na escolha desse curso? 

A motivação da escolha do curso surgiu do interesse pela área de saúde, somado a paixão e as inúmeras possibilidades e experiências que poderia vivenciar nesse meio. Apesar de me identificar com outros cursos, optei por enfermagem pelo fato de saber que eu não estaria apenas trabalhando por mim, mas sim em prol do próximo. Não existe nada mais gratificante do que saber que seu trabalho está servindo pra melhorar a vida de outra pessoa, por isso escolhi a enfermagem, é um crescimento pessoal acima de tudo. 

– Até o momento, alguma matéria te chamou muita atenção? Por quê? 

Sim. A disciplina de Enfermagem em UTI, pois além dos cuidados técnicos frente ao paciente em estado crítico, enfatiza a importância da enfermagem no apoio psicológico à família daquele paciente. Ou seja, na maioria das vezes na UTI o enfermeiro vai se deparar com pessoas em estado grave, que em algumas situações são considerados desacreditadas; assim, a matéria contribui para que o acadêmico saiba lidar com a morte, com a dor e o sofrimento, o que é muito importante pra quem escolhe trabalhar na área de saúde. 

– Já passou por algum momento na faculdade em que você pensou em jogar tudo pro ar e desistir de tudo? Se sim, porquê? 

Como qualquer curso, enfermagem também exige muito do estudante e consequentemente existem momentos que dá vontade de jogar tudo pro ar e sumir do mapa; o curso tem uma carga horária bem puxada e uma rotina de estudos/estágios bastante cansativa. 

5 – Quais são suas principais metas profissionais após concluir o curso? 

Existem várias áreas de atuação no campo da enfermagem; Após a conclusão do curso, pretendo fazer uma pós-graduação na área de UTI e juntamente com isso me dedicar pra passar em provas de residência (o que eleva bastante o nível do currículo) e concorrer vaga em concursos públicos. Basicamente são esses caminhos que devem ser trilhados para ser um profissional bem sucedido, lógico, sempre fazendo o que gosta. 

6 – Por último, poderia deixar uma mensagem para os nossos leitores? Vai que alguém que esteja lendo, estava em dúvida e definiu que enfermagem seria o curso ideal com a sua ajuda!

A mensagem que posso deixar pra quem está pensando em cursar enfermagem é que é necessário sempre amar o que faz, principalmente quando você vai lidar com vidas. Vale lembrar que,  existem inúmeras dificuldades nessa área, e que muitas vezes o curso não recebe o devido valor que ele merece, o que pode desmotivar o estudante que pensa em cursá-lo. O curso é belo, para aqueles que realmente têm vocação em cuidar do outro, em se dedicar, em gastar horas do seu tempo e como recompensa ganhar um “muito obrigado” e um sorriso estampado no rosto, sabendo que de alguma forma você contribuiu ajudando aquele que mais precisava e isso não há dinheiro que pague.

Quero agradecer a Rayssa Trigueiro por ter aceito o convite e ter ajudado a coluna, muito obrigado. E espero que esse post tenha ajudado os leitores que tem Enfermagem em suas opções. Ah, na próxima edição é a vez de JORNALISMO. Aguardem!

3 Comentários

  1. Enfermagem é uma área que acho muito interessante! Tenho uma prima que fez. Desejo sucesso para a Rayssa! Parabéns pela postagem Kennedy!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enfermagem realmente é muito interessante e importante. Obrigado e volte sempre, Vanessa! ;)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir