"E agora, qual curso escolher?" é uma coluna do blog Um Diário Quase Normal que a cada edição traz informações e uma entrevista exclusiva com algum estudante de determinado curso de faculdade com a intenção de ajudar a definir qual o curso ideal para você.

Depois de MEDICINA VETERINÁRIANUTRIÇÃOBIOMEDICINAENFERMAGEM e JORNALISMO (se você perdeu, clique nos nomes para ler), agora é a vez de tirar as dúvidas daqueles estudantes que estão querendo cursar Arquitetura. Vamos lá?!


O arquiteto projeta e organiza espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. Projeta e coordena a construção ou a reforma de prédios. Ele faz a planta e determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em consideração o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação...

                                                            Fonte: Guia do Estudante.

A entrevistada foi a Thais Belo, estudante do 5º período da UNP - Universidade Potiguar.

1 – A escolha do curso da faculdade nem sempre é uma tarefa fácil. Nos conte um pouco de como foi e quando você conseguiu definir que Arquitetura e Urbanismo seria o curso ideal para ti?

Bom, eu vim me interessar por Arquitetura no último ano, 3º série do ensino médio, pois eu era amiga de um Arquiteto e comecei a fazer perguntas, pesquisar no Youtube sobre o curso e quando via desenhos lindos de plantas de casas, de fachadas... Eu comecei a me encantar. Então a partir desse dia e dessas pesquisas, foi o momento em que eu parei e pensei: É Arquitetura que eu quero fazer.


2 – O que mais te motivou na escolha desse curso?

O que mais me motivou na escolha foi poder projetar o sonho de uma pessoa em um papel e ver ele realizado. Projetar e depois ver que o que você pensou, batalhou para sair do jeitinho que o cliente queria foi algo que me fez acreditar que seria muito gratificante e motivou ainda mais na escolha.

3 – Até o momento, alguma matéria te chamou muita atenção? Por quê?

Sempre tem a matéria que mais gostamos e a que menos gostamos, mas durante esse período de curso a matéria que eu venho me interessando mais é a de Urbanismo, é uma matéria incrível sabe? Nós estudamos o espaço para as pessoas, reconhecemos o valor da pessoa no espaço Urbano... Tá sendo muito legal! 

4 – Já passou por algum momento na faculdade em que você pensou em jogar tudo pro ar e desistir de tudo? Se sim, porquê?

Quando estamos na faculdade, sempre tem aquele momento que a gente chega a pensar em desistir sabe? Que não vai conseguir passar por certas coisas, claro, eu já passei por isso também e não foi nem em relação as matérias da faculdade, mas sim por conta do meu grupo de estudos que me atrapalhava, me estressava e eu não estava conseguindo conciliar meu grupo e eu, então isso foi a parte que me deixou mais desmotivada.

5 – Quais são suas principais metas profissionais após concluir o curso?

5 - Após o curso eu pretendo já trabalhar, quero trabalhar no meu próprio espaço com meus próprios projetos, mas quero fazer uma pós graduação e especialização pois acho que o estudo e o conhecimento não pode parar, afinal quanto mais estudamos, mais aprendemos e estamos a frente no mercado de trabalho. 

6 – Por último, poderia deixar uma mensagem para os nossos leitores? Vai que alguém que esteja lendo, estava em dúvida e definiu que Arquitetura e Urbanismo seria o curso ideal com a sua ajuda!

Bom, o que eu quero deixar para aquelas pessoas que estão em dúvida é aquela grande pergunta: É preciso saber desenhar? Resposta: Não, você não precisa saber desenhar para está no curso de Arquitetura, porque eu não sei desenhar nada, o máximo que sei é desenhar aqueles bonequinhos de palito e olhe lá, mas estou aqui.

Claro que quem tem o domínio de desenho vai gostar, vai conseguir colocar a ideia no papel, mas a pessoa que não sabe desenhar, não precisa ter medo em relação a isso pois ao decorrer do curso ela vai praticar e pode sim aprender o desenho arquitetônico durante.

Também quero destacar que o curso é muito interessante por que tanto pega a parte de cálculo quanto pega a parte teórica, então não é aquele curso que ou só tem cálculo ou só tem tem leitura, é mediano. Durante a graduação estudamos história da arte, projeto de habitação, urbanismo, matérias que vão se complementando e você não fica cansado de estudar só uma coisa. 

Quero agradecer a Thais Belo por ter aceito o convite e ter ajudado a coluna, muito obrigado. E espero que esse post tenha ajudado os leitores que tem Arquitetura e Urbanismo em suas opções. Ah, na próxima edição é a vez de TEATRO. Aguardem!

3 Comentários

  1. Adorei a ideia! Queria saber se você va entrevistar alguém que cursa fisioterapia, psicologia, ou ed. física. Ia me ajudar muuito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter gostado, Vitória. E em relação ao cursos que você falou acima, ainda é surpresa, mas aguarde que vem coisa boa por aí! Hahaha

      Excluir
  2. Adorei a ideia! Queria saber se você va entrevistar alguém que cursa fisioterapia, psicologia, ou ed. física. Ia me ajudar muuito.

    ResponderExcluir