"E agora, qual curso escolher?" é uma coluna do blog Um Diário Quase Normal que a cada edição traz informações e uma entrevista exclusiva com algum estudante de determinado curso de faculdade com a intenção de ajudar a definir qual o curso ideal para você.


Depois de MEDICINA VETERINÁRIA e NUTRIÇÃO (se você perdeu, clique nos nomes para ler), agora é a vez de tirar as dúvidas daqueles estudantes estão querendo cursar Biomedicina. Vamos lá?!




O biomédico identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e pesquisa medicamentos e vacinas. Faz exames e interpreta os resultados de análises clínicas para diagnosticar doenças e identificar contaminações em alimentos. Trabalha em hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde. Atua em parceria com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos.

                                                                                                                        Fonte: Guia do Estudante.

O entrevistado foi o Esley Santos, estudante do 3º período da Universidade Federal do Piauí - UFPI.

1 – A escolha do curso da faculdade nem sempre é uma tarefa fácil. Nos conte um pouco de como foi e quando você conseguiu definir que Biomedicina seria o curso ideal para ti?
"Sabe aquela vontade de se tornar um “cientista maluco?” Então, começou por aí! A escolha de um curso superior nunca foi uma tarefa fácil, sempre foi difícil me ver realizando a mesma atividade por anos. Mas como sempre fui apaixonado pela ciência, pesquisa e área laboratorial, não tive muita dificuldade em qual área seguir. E então chegou a época de vestibular/ENEM e me bateu um frio na barriga por não saber se de fato seria isso que queria, mas segui a intuição e felizmente fui aprovado no curso de Biomedicina. Logo no primeiro período tive a certeza de que seria isso que queria pra minha vida."

2 – O que mais te motivou na escolha desse curso?
"Simplesmente a paixão pela ciência, pois é uma área encantadora! Sabe aquela vontade de um dia trabalhar na buscar da cura de algumas doenças? Então!"

3 – Até o momento, alguma matéria te chamou muita atenção? Por quê?
"Bom, das matérias já cursadas até agora, uma das mais interessantes e difíceis que já tive, foi Hematologia. Ela nos possibilita realizar exames e diagnosticas doenças por um simples exame de sangue. Podendo assim o paciente procurar meios junto ao médico para tratar a doença de forma eficaz e assim obter a cura."

4 – Já passou por algum momento na faculdade em que você pensou em jogar tudo pro ar e desistir de tudo? Se sim, porquê? 
"Até agora não passei por um momento específico, mas fazer um curso superior a mais de 700km longe de casa sem ter o apoio presencial de seus familiares não é fácil , às vezes sinto uma enorme vontade de desistir, mas aí lembro do apoio de todos e me surge uma vontade enorme de me tornar aquilo que sempre sonhei. “Não importa onde, não importa como, eu vou!”

5 – Quais são suas principais metas profissionais após concluir o curso?
"Bom, ainda não parei para pensar e estabelecer uma direção a qual seguir, mas inicialmente pretendo trabalhar em laboratórios na realização de exames e que depois quem sabe trabalhar com pesquisas."

6 – Por último, poderia deixar uma mensagem para os nossos leitores? Vai que alguém que esteja lendo, estava em dúvida e definiu que biomedicina seria o curso ideal com a sua ajuda!
"A escolha de um curso não é nada fácil, mas se você é daquelas pessoas que ama a vida laboratorial, então faça Biomedicina. É um curso encantador, e um pouco difícil, isso dependendo do aluno e da instituição, é claro. A biomedicina como vários outros cursos, ainda não tem seu devido valor, mas ainda sim é uma ciência encantadora. Sem falar nas 33 áreas não qual podemos seguir. Então, tá esperando o que? Vem pra Biomedicina!"

Quero agradecer a Esley Santos por ter aceito o convite e ter ajudado a coluna, muito obrigado. E espero que esse post tenha ajudado os leitores que tem Biomedicina em suas opções. Ah, na próxima edição é a vez de ENFERMAGEM. Aguardem!

Deixe um comentário